quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Afrodite (Vênus)

o esbah d janeiro serah em honra a Afrodite (grego) ou Vênus (romano) então vou escrever o q sei sobre ela
deusa do amor e da beleza, era filha d Júpiter (Zeus) e Dione, em outra versão ela saiu da espuma do mar, Zéfiro a levou sobre as ondas ateh a ilha d Chipre, onde foi recolhida e cuidada pelas Estações q dps a levaram a assembléia dos deuses. todos ficaram encantados c/ sua beleza e a queriam como esposa. Júpiter deu-a a Vulcano em gratidão por ele ter feito os raios.
ela possuia um cinto bordado, o cestus, q tinha o poder d inspirar o amor.
suas aves preferidas eram os pombos e os cisnes. as plantas dedicadas eram o mirto e a rosa.
na criação da humanidade, Vênus deu a beleza a Pandora (a 1ª mulher a ser criada).

Vênus q estava sentado no monte Erix brincando c/ seu filho cupido, viu Plutão viajando pela Terra p/ verificar a extensão dos danos causado pelos gigantes aprisionados no Monte Etna,  receoso d q seu reio fosse aberto a luz do Sol. então disse p/ Cupido (Eros):
-meu filho, toma tuas setas, c/ q vences todos, msm Jove (Zeus), e crava uma delas no peito dakele sombrio monarca, q governa o reino do Tártaro (inferno, sub mundo etc). pq deverá ele sozinho escapar? aproveitar a oportunidade d ampliar o teu e o meu dominio. ñ vês q msm no céu alguns desprezam nosso poder? Minerva a sábia, e Diana a caçadora, desafiam-nos; e ali estah a filha de Ceres (Demeter), q ameaça seguir seu exemplo. agora se tens qlqr consideração por teus próprios interesses e pelos meus, junta akelas 2 pessoas em uma soh.
dps disso vcs ja sabem o q aconteceu neh? se ñ sabe eh soh procurar a historia d Prosérpina ou Persefone q tem aki no blog msm

Pigmalião via tantos defeitos nas mulheres q resolveu viver solteiro. fez uma virgem de marfim, linda, parecia d verdade, ele msm a tocava p/ ter ctz q ñ era viva. no festival d Venus ele, diante do altar, pediu aos deuses q lhe concedessem alguem semelhante a sua estatua. Venus ouviu e compreendeu, fez a chama do altar ergue-se 3x. ao voltar p/ casa Pigmalião beijou a estatua e percebeu q estava quente. Sim estava viva! Vênus abençoou as núpcias q propiciara e da união de Pigmalião e Galatéia nasceu Pafos, d qm a cidade, consagrada a Venus recebeu o nome.

acidentalmente Venûs feriu-se c/ uma seta d Cupido e antes q pudesse curar-se viu Adônis e apaixonou-se. Ela o alertou p/ ñ se aventurar c/ os animais ferozes, ñ qria q seu amado corresse riscos, mas ele num tava nem aih. com isso nem ligou e foi caçar um javali. soh q ñ deu certo e o javali o venceu, deixando-o moribundo na planície. Vênus ouviu mas num xego a tempo. acusou as parcas, e exclamou:
-sua ação, porém constitui um triunfo parcial. a memoria d meu sofrimento perdurará, e o espetaculo de tua morte e d tuas lamentações, meu Adônis, serah anualmente renovado. teu sangue serah mudado numa flor; este consolo ngm pode negar-me.
espalhou o nectar sobre o sangue e, ao se misturarem os 2 liquidos, levantaram-se bolhas, e em 1h, nasceu uma flor cor d sangue, como a da romã. uma for d vida curta. dizem q o vento lhe abre os botões e dps arranca e dispersa as petalas. se trata da anêmona ou flor-do-vento

a filha caçula d certos rei e rainha era tamanha q as homenagens prestadas a Afrodite eram agora prestadas a ela pelos homens. a Deusa ficou indignada pois tais honras ñ seriam devidas a uma mortal. pede então a cupido:
-castiga akela audaciosa blz; asegura a tua mãe uma vingança tão doce qnto foram amargas as injurias reebidas. infunde no peito dakela altiva donzela uma paixão por algum ser baixo, indigno, de sorte q ela possa colher uma mortificação tão grande qnto o júbilo  e o triunfo de agora.
cupido foi fazer o serviço mas ficou c/ doh e por conta disso acidentalmente espetou-se.
Psique ñ amava ngm. estava destinada a ser esposa d um monstro. ela se convenceu d por ser chamada d Vênus tinha q pagar por isso e foi ao encontro do tal monstro. casou-se e o tal monstro ñ permitiu q ela o visse. influenciada por suas irmãs desobedeceu e descobriu q o monstro tratava-se d Cupido. Ele q havia desobedecido a mãe ñ castigou Psique, apena a levou de volta alegando a amor ñ pode conviver c/ desconfiança. a procura do marido Pseque acaba encontrando Ceres q resolve  ensinar a evitar desagradar Afrodite, e aconselha a ir conseguir o perdão p/ talvez conseguir reaver o marido.
Vênus a recebeu c/ ira estampada na fisionomia
-tu, a + ingrata e infiel das servas, lembraste, afinal q tens realmente uma senhora?-exclamou.- ou talvez vieste p/ ver teu marido enfermo, ainda guardando o leito em consequência da ferida q lhe causou a amada esposa? és tão pouco favorecida e tão desagradável q o único meio pelo ql podes merecer teu amante é a prova de indústria e diligência. farei uma experiencia d tua capacidade como dona d casa.
Afrodite deu a Psique varias tarefas. ela as executou mas Afrodite sabia q tivera ajuda d cupido e outros deuses e ñ ia parar d designar tarefas se cupido ñ tivesse pedido intervenção d Zeus q consentiu e entregou a Psique uma taça d ambrosia dizendo:
-bebe isto e sê imortal. Cupido ñ romperah jamais o laço q atou...
essa historia teve um final feliz
ela eh bem comprida e cheia d detalhes eu resumi bastante
eu eh q num qria ter uma sogra como Afrodite
mas essa historia nos faz lembrar q temos q agradecer a ela pela beleza q temos

a Deusa ajudou a juntar Hipômenes e Atalanta, mas os 2 ficaram tão felizes q eskeceram d agradecer. então a deusa descontente fez c/ q eles ofendessem Cibele. esta por sua vez os transformou e leões.

Afrodite tb eh responsavel pela amor d Baco (Dionísio) e Ariadne

Todos os deuses foram convidados p/ o casamento d Peleu e Tétis, menos Éris ou Discórdia. revoltada a deusa atirou entre os convidados uma maçã d ouro escrito "à mais bela". Juno, Vênus e Minerva quiseram a maçã. Júpiter num kis resolver, mandou as deusas ao monte Ida, onde o belo pastor Páris apascentava seus rebanhos. ele q teve q decidir. juno prometeu riqueza e poder p/ ele escolhe-la. Minerva, glória e fama na guerra. Vênus prometeu a mulher + bela p/ esposa. ele entregou a maçã a Vênus e a mulher + bela era Helena, esposa d Menelau. ja deu pra perceber como começou a guerra d troia neh? Vênus favorecia Páris na guerra e as outras 2 deusas seus inimigos. outros Deuses tomaram partido nessa guerra tb, ela foi mto + complexa do q exibem nos filmes...

fonte: o livro de ouro da
mitologia
histórias de deuses e heróis
Thomas Bulfinch
34ª edição/ 3ª reimpressão
Ediouro

2 comentários:

Rhaid disse...

alguns desses mitos eu não conhecia e esse livro eu me lembro ahshahshashahs


amei o seu pequeno resumo e tb não queria ter Afrodite como sogra, ashahshahs


bom amada ótimo trabalho


bjsssssssssss

Artur Morais disse...

Minha querida mãe...