terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lammas

Lughnasad (significa Jogos de Lugh), tradicionalmente em 1° de agosto (no Hemisfério Norte, no Sul, em 1° de fevereiro), mas astrologicamente muitos dias depois (a 15 graus de Leão), recebe o nome de Lugh, um deus solar irlandês. Era tradição realizar festivais nesse período. Essa bênção dos primeiros frutos, que marca o início do "Outono pesaroso da Terra:", como disse Emer a seu marido CuChulain, é também chamado de Bron Trogain ("Início da Colheita") ou Lammas ("A Massa de Lugh"). Como a festa do pão, é comemorado assando os primeiros pães dos primeiros grãos a serem colhidos; o pão representa o corpo do Deus decaído.
Lughnasad, atigamente um festival de um mês realizado na Irlanda, em Teltown, às margens do rio Boyne (que recebeu o nome da deusa vaca Boann, "Aquela das pegadas brancas", ou seja, a Via Láctea", é tradicionalmente celebrado com jogos competitivos entre homens e meninos. Os vencedores são declarados campeões e responsáveis pela defesa da aldeia. Este é um festival dedicado à energia masculina; os sacerdotes representam o Homem Vermelho e o Homem Verde e lideram equipes opostas. Os jogos Tailteanos irlandeses eram feitos, originalmente, em honra à Tailtiu, mãe de Lugh; mas outros jogos masculinos competitivos de força e habilidade também eram feitos tradicionalmente nessa época, incluindo as Olimpíadas, os Jogos Panatéicos, os jogos das Highlands e a temporada moderna de futebol americano. Também é um período de iniciações masculinas. Esse festival foi cristianizado como "Loaf Mass" (missa do pão).

Este é o primeiro dos três Sabbaths da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por leves mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.
O dia é comumente associado a Lugh, Deus Celta do Sol. Lughnasad era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol. na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os DEUSES , que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho. Nessa data deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução.

O outro nome do Sabát é Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Os membros do Coven devem fazer um pão comunitário, que deverá ser consagrado junto com o vinho e repartido dentro do círculo.
O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do Caldeirão, para serem queimados juntamente com papéis, onde serão escritos os agradecimentos, e grãos de cereais.
O boneco representando o Deus do milho também é queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida. O Altar é enfeitado com sementes, ramos de trigo, espigas de milho e frutas da época.

fonte: http://alemdofisico.blogspot.com/2011/01/proximo-sabbat-lughnasad.html

nomes: lammas, lughnasadh, festival da 1ª colheita, cornucópia (strega), festival do pão, thingtide (teutonico), elembiuos

dias: 01/02 HS e 01/08 HN

cores: laranja, amarelo, dourado, vermelho, verde, marrom claro, bronze, cinza

deuses: Lugh, Dana, Demeter, Ceres, Tailtiu, deus minguante, deusas agricolas

Pedras: aventurina, citerino, peridoto, sardônia, cornalina, diamantes amarelos

Alimentos:Pães caseiros (trigo, aveia, milho), bolo de cevada, nozes, arroz, cordeiro assado, tortas d cereja, bagas, milho, batata, abobrinhas, bolotas d carvalho, maçã de caranguejo, caranguejo
Bebidas: vinho de sabugueiro, cerveja, chá de olmo, hidromel, chá de ulmeira, cidra
Frutas: cerejas silvestres, maçã, pera, amora, uva

incensos: aboé. rosa, sandalo, rosa mosqueta, alecrim, eucalipto, camomila, açafrão, milho, maracujá, olíbano

ervas: tem um post soh sobre ervas

simbolos: boneca de milho, jogos d lugh

seres misticos: grifos, basiliscos, galos, bezerros, centauros, fenix

espero q td isso + o q eu postei em lammas do ano passado estejam certos

Um comentário:

Rhaid disse...

corretissimo

hehehehe

bjssss