domingo, 29 de janeiro de 2012

o termo pagão

ultimamente tenho sido questionada a cerca do paganismo e tenho notado também que este termo não tem sido usado de forma correta.
um exemplo grave foi quando eu fui assistir o filme Imortais onde o termo foi usado pra indicar aqueles q não tinham fé, ou seja, ateus
inclusive eu tive q explicar pra minha amiga, q é cristã, q eles não poderiam usar este termo pois apesar d a historia ser fictícia, ela se passa em mtos anos antes d cristo, e esse termo começou a ser usado pelos cristãos para apontar aqueles que seguem a antiga religião.
imaginem quantas pessoas que não conhecem o termo estão achando q pagão e ateu é a msm coisa!
do latim paganus, essa palavra significa "aquele que veio do campo". os cristãos começaram a usar este termo pois normalmente os camponeses que viviam mais afastados celebravam os ciclos da natureza em sua fé na antiga religião. essas pessoas do campo q ainda não tinham sido evangelizadas, digamos assim, ainda acreditavam na Deusa e no Deus de chifres (também equivocadamente confundido com o diabo pois os pagãos de antes do cristianismo nem sabiam o q era isso) por isso o termo foi associado a religião.
hoje em dia, a meu ver, pagão é todo aquele q tem fé alguma religião que não esteja dentro do cristianismo,temos como principal exemplo a wicca q é o resgate da antiga religião, além dela tem os druidas, os xamãs, e até as religiões orientais entre outros.
cristão é todo aquele que acredita em cristo, até eu posso ser chamada de cristã pq eu acredito q Jesus tenha existido e axo q ele foi um cara bem legal. então independente d ser católico, evangélico, ou qualquer outra coisa, se vc acredita em cristo vc eh cristão.
ateu é todo aquele que não tem religião nenhuma, ele ateh pode ter suas crenças mas não segue nenhuma religião. ja aquele que não acredita em nada é chamado de cético.
ainda nesse tema de termos usados d forma incorreta, mtas vezes os arquétipos de algumas deusas são interpretados errados. sempre que vc ler q alguma deusa é virgem e/ou casta, não significa q ela nunca teve relações com homens (ou deuses q seja) e sim que ela é independente, que ela não precisa se casar, que ela não quer se casar, não quer ter um homem ao seu lado durante mto tempo, soh em casos de amizade ^^
os exemplos que eu conheço melhor não poderiam ser outras se não Ártemis/Diana e Atena/Minerva
elas não são virgens no sentido d nunca terem tido relação sexual
não são castas nesse sentido, e sim pelo fato d nunca terem se casado.
e eu acho q pessoas do signo de virgem, assim como eu, se identificam melhor com esse arquétipo...

não tem fontes hoje pq eu escrevi td da minha cabeça, se eu estiver errada me corrijam por favor
obrigada e comentem ^^

2 comentários:

Filipe Almeida disse...

Muito boa essa lembrança do filme Imortais, uma salada mitológica que monta um épico até divertido, mas como tal, não tem compromisso com história, mitologia... com nada mesmo. O termo foi mega mal empregado lá, com toda a certeza esse filme deve ter sido escrito por um cristão ^^

Quanto a isso também, eu acredito que Cristo existiu e que ele era um cara legal, mas ser cristão é muito mais do que acreditar. Não me considero cristão pq não partilho dos mesmos valores morais e não pratico nada que lembre o culto cristão nem qualquer tipo de sincretismo relacionado.

Acho que o termo correto para quem tem as suas crenças mas não pratica religião alguma é agnóstico. Ateu é o que não acredita em nada mesmo.

Rhaid disse...

vc esta certissima linda, só q concordo com o q Felipe disse. Ser cristão é cre e praticar os dogmas cristianismo, e talz....

E eu passei por esse preconceito na vida real no ultimo censo brasileiro, na hora de classificar a minha religião.
Qdo disse para o entrevistador q eu era pagã, ela disse: vou registrar sem religião. Pois ainda no nosso querido pais ser pagão é sim sem religião, pelo fato de não possuir um templo, etc...

temos muito ainda para lutar, e demonstrar a religiosidade no paganismo


)O(