segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sagrado feminino

Hoje é dia d 2@ vermelhaaaaaaaaaaaaaaaa
site da campanha http://www.campanhasegundavermelha.org/2vermelha/
e por isso eu resolvi fazer o meu 1º post sobre misterios femininos
independente de religião mulheres pelo mundo todo cultuam seus ciclos femininos...
antes de qualquer coisa
gente sou leiga então perdoem os possiveis erros ta ^^
vamos la, todo esse assunto gira em torno da menstruação, exatamente o que nos torna sagradas... mas...
o que é menstruar?
geralmente uma vez por mês, um óvulo maduro é liberado de um dos ovários p/ ser fecundado, se é que posso dizer assim, por um espermatozóide. só que nem sempre tem espermatozoide, então o revestimento do útero, chamado endométrio, que compõem-se de muco cervical, secreções vaginais e células mortas, se descola das paredes do útero e escorrem em forma de menstruação. a partir daí o ciclo começa todo de novo desde a produção do ovulo.
mas pq essa "coisa" de muco secreção células mortas c/ um monte de sangue escorrendo todo mês nos torna sagradas?
eu entendo que assim como a Deusa nos deu a vida, todas nós mulheres também damos vida a mais seres humanos assim como toda fêmea tem o dom de dar a vida a continuação de sua especie. o fato de menstruarmos é o sinal de que nosso corpo está em perfeito funcionamento para gerar uma vida, e não sei quanto a vcs mas pra mim a capacidade de gerar uma vida é sagrado pra mim.
se a gente num menstrua, nosso ciclo ñ se renova, se ele num se renova num tem ovulo, se num tem ovulo num tem bebê (num sei se é exatamente assim que acontece mas deu pra entender onde quero chegar eu acho =P). sendo algo sagrado o que se procurar fazer é honrar este fato maravilhoso que é ser mulher em fase fértil e
como honrar meu sangue?
bem isso varia de mulher pra mulher, eu como pagã por exemplo faço meu altar menstrual c/ objetos ligados ao sagrado feminino, pode ser feito algum ritual também... mas existem praticas que qualquer mulher independente de religião pode fazer como manter um diário onde vc escreve como vc se sente física, psicológica e emocionalmente durante o seu ciclo p/ que vc aprenda mais sobre vc msm, exemplo: anoto a seguinte informação: 1 dia antes do meu sangue descer briguei c/ meus familiares. 3º dia da menstruação: tive mto mais dores esse mes. dessa maneira vc vai perceber que quando vc briga ou tem esse tipo de sentimento provavelmente vc terá mais dores...
ha ainda a possibilidade de vc coletar seu sangue e oferta-lo p/ a Terra. existem coletores, jogue no google "coletor menstrual" esses coletores substituem os tradicionais absorventes e alem de facilitar a coleta do sangue, são ecologicamente corretos e super higiênicos.
essas e muito mais formas...
se vcs forem procurar mais sobre o assunto vão achar coisas sobre lua nova
bem vou falar um pouco por cima até mesmo pq eu num sei se sei explicar corretamente...
antigamente, antes dos romanos ñ existia calendário certo? como então a mulheres faziam suas tabelinhas? pela fase da lua. vcs ja devem ter ouvido falar que mulheres que convivem muito juntas tendem a menstruar na mesma época, e antigamente, bem antigamente =P isso de fato acontecia e como as mulheres eram mais conectadas c/ a lua o que se considerava correto era menstruar na lua nova pois assim como a menstruação é o fim e o recomeço do nosso ciclo, também o é a lua nova
Bárbara Guerreiro socorro é isso mesmo?
esse assunto puxa outro que é sobre as tendas vermelhas
continuando c/ as mulheres de bem antigamente ^^ como elas menstruavam na lua nova, nessa epoca elas se afastavam um pouco de suas vilas/aldeias e se juntavam em uma tenda pra honrarem seus ciclos.
homens ja são brutos e insenciveis hj em dia, imagina nakela epoca, antes msm da era medieval! eles num sabiam o que suas mulheres faziam nas tendas vermelhas e vão continuar sem saber pq eu num vo contar  =P
hoje em dia muitas mulheres fazem reuniões de lua nova, mesmo sem estarem menstruadas, c/ o intuito de resgatar o que se vivia nessas tendas. existem muitos círculos femininos e acredito que toda mulher que queira aprender seja bem vinda em qualquer um deles. essa é minha dexa pra fazer propaganda =P
clique p/ ampliar
é isso, espero que tenham gostado e que eu num tenha falado nenhuma besteira XD
http://www.campanhasegundavermelha.org/2vermelha/?p=140
bom já contribui um pouco pra 2@ vermelha ^^
blogagem coletiva:
https://www.facebook.com/events/375547235817335/
http://www.facebook.com/Campanha2aVermelha

7 comentários:

tenshilivis disse...

http://krasis.wordpress.com/2011/05/02/segunda-feira-vermelha-pelos-e-outras-vergonhas/

tenshilivis disse...

http://jardimdelilith.blogspot.com.br/2012/05/formatacao-dos-corpos-e-menstruacao.html

tenshilivis disse...

http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/05/guestpost-coletor-menstrual-pros-e.html

tenshilivis disse...

http://melissasetubal.wordpress.com/2011/02/09/de-volta-ao-comeco-do-ciclo/

tenshilivis disse...

http://mulherverde.blogspot.com.br/2012/05/tenda-vermelha-de-anita-diamant_07.html

tenshilivis disse...

http://pontodeblog.blogspot.ca/2012/05/28-anos-sangrando.html

tenshilivis disse...

https://sermulherhoje.wordpress.com/2009/03/08/se-os-homens-menstruassem-por-gloria-steinem/