terça-feira, 28 de agosto de 2012

apenas refletindo

Faz tempo que não posto pois ando c/ uma certa indisposição, mas tenho visto muito em perfis no facebook posts sobre "a celebração do dia" onde escrevem sobre faces dos deuses que são comemoradas naquela data, hoje por exemplo vi que é o dia de Freya. Não sei pq o dia dela é hj, mas lembro de ter ligo alguma coisa sobre ela ser a deusa da colheita e fertilidade, confesso que não manjo muito de mitologia nórdica.
O que eu comecei a refletir foi o seguinte: durante todo esse mês vi falando sobre a comemoração de deusas e deuses relacionados a colheita ou algo do tipo. Pra mim se torna óbvio quando eu penso que no hemisfério norte, no mês de agosto é celebrado lammas de acordo c/ a mitologia celta e nas outras mitologias também tem celebrações sobre a época da colheita.
Claro! la no hemisfério norte agosto é a época da 1ª colheita, e de onde vem todos esses deuses?
As mitologias mais conhecidas (pelo menos pra mim) celta, nórdica, egípcia e principalmente a grega/romana, etc, é tudo la...
Ta acho que estou começando a ficar repetitiva.
Só que pra mim, celebrar essas deusas e esses deuses nesses dias é que nem celebrar o natal dia 25/12.
Calma eu explico, tem uma página inteira no wikipédia falando sobre o que é mitologia, mas uma vez eu aprendi e absorvi de forma simplificada: mitologia é a verdade de outra(s) pessoa(s) em algum momento. O que é um mito pra mim, pode ser verdade pra vc, e vice versa.
Levando isso em consideração passarei a usar o termo história.
Vamos pegar uma historia que eu conheço mais ou menos que é a que conta que a mãe de Lugh morreu no dia 1º de agosto e ele então institucionalizou os jogos de Lugh. Então, mesmo aqui no Brasil, comemorando Imbolc por causa da volta do Sol e etc e tal, as honrarias a Lugh são validas, afinal o Lughnasadh por ele criado é no dia 1º de agosto que foi quando a mãe dele morreu e não em 02/02.
La vai eu me repetir de novo =P
O que eu to querendo dizer é: vamos celebrar Lugh, Freya e tantos outros que já nem lembro mais, esse mês? Sim, mas que seja por sua historia. Quando chegar em fevereiro aí a gente celebra em função a serem os deuses da colheita e tudo mais...
Pensando dessa forma EU acabo honrando aos deuses pelas 2 rodas ;)

2 comentários:

Babi Guerreiro disse...

É bem por ai, celebrar pela História e pelo giro da Roda ;)
Conciliando as coisas.

Bjo =D

Rhaid disse...

Exatamente linda , o fato de um dia ser dedicado ha um Deus (a) em especifico, é pq o povo onde tem a origem da história e costumes, tem alguma base, fundamento. Com vc usou mês de agosto no HN esta ligado a colheita. A energia que emite.
Eu particularmente faço ao algo nas datas que representa os Deuses Como esses dias foi de Freya e Bast e hj de Hactor, celebro em uma forma de homenagem, respeito. Para seus atributos creio que devem ser ritualizados qdo lhe for benéfico.

Por exemplo Bast celebro qdo necessito de proteção, assim por diante.....
ai agora acho quem falou de mais e misturou tudo foi eu .... xD