quarta-feira, 16 de junho de 2010

sobre Isis

seu nome segnifica ela do trono
no antigo egito os faraós soh obtinham trono atraves das mulheres d linhagem real
ela d acordo c/ a mitologia devia ter sido a rainha mais foda d todos os tempos
filha primogenita de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Firmamento
isis eh exemplo d mãe e esposa
deusa da magia e da natureza entre mts outras coisas como simplicidade
provavelmente por seu carater amavel c/ escravos, pobres, pecadores...
seu culto foi difundido em diversas culturas greco-romanas
em cada lugar q eh cultuada pode ser associada a diversas coisas como sendo por exemplo a deusa da fertilidade (tem a v c/ a associação c/ a constelação d virgo q aparece em epoca d colheita e talz...)
deusa do renascimento e da reencarnação, e como protetora dos mortos...

bom por enqnto eh soh
meus estudos tem se resumido a leitura
ainda bem q eu tenhu uma sacerdostisa mto aplicada q me manda uma porrada d material por e-mail XD

nha num tive tempo nem d fazer minha reflexão do esbah d Gildéptis
minha vela ta la...

qro v eu conseguir um momento de paz pra consagrar meus brincos...

mas td bem pelo menos as ferias da facul estão xegando \o/

Um comentário:

Rhaid disse...

ótimo

lembrando q Isis é um das poucas deusas que representa as 4 faces da grande-mãe.ok

ahhh gostari tb q vc postasse algo sobre Artemis e Minerva, pelo o seu afeto com essas Deusas

berijinhoxxx