quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ostara ou equinócio d primavera


estamos no começo da roda
eh primavera a 1ª estação
eh pascoa tempo d renovação
a deusa estah fertil e renovada
perserfone vai visitar a mãe
o sabah eh Ostara, a deusa eh Oster, algumas vezes Eostre ou Eostar, em ingles páscoa = Easter, em alemão = Ostern ou Ostera (mais antigo)

"O nome Eostre ou Ostara, como também a Deusa é chamada, tem origem anglo-saxã provinda do advérbio ostar que expressa algo como “Sol nascente” ou “Sol que se eleva”
os cristãos adaptaram a pascoa (ressureição d cristo) isso no hemisferio norte e isso explica pq no hemisferio sul a pascoa eh em março +/- e ostara em setembro
simples a no HN a pascoa acontece na primavera td em março
qndo colonizaram aki a pascoa se manteve mas ñ tem como dizer q a primavera eh em março
por isso nós bruxos vamos comemorar a pascoa agora ^^
o coelho ou lebre e os ovos são simbolos de fertilidade

"Nos países de origem Celta, nesta época do ano, a Deusa Oster ou Eostre é lembrada e honrada com festivais que incluem flores, cores vivas, ovos e lebres. As flores e as cores vivas representam a primavera; os ovos representam a possibilidade de uma nova vida; os rituais são feitos em homenagem à Mãe Natureza, que mais uma vez fertilizará seus campos e nutrirá os homens que vivem sobre o seu leito; e a lebre branca é o animal sagrado dedicado à Lua, que simboliza a fertilidade e a Deusa.A Lebre da Páscoa (e não o Coelho) era o animal sagrado da deusa teutônica da Primavera, Eostre, a deusa lunar que dava fertilidade à terra e tinha cabeça de Lebre. O dia do culto de Eostre, a Páscoa (Easter), que ainda é praticado pelos seguidores da tradição celta, é no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia, após o equinócio da Primavera ( hemisfério norte), ocorrendo entre os dias 19 e 22 de Março.
A Lebre, sendo o símbolo da Lua, associa-se à Páscoa porque a Lua é utilizada para determinar a data da Páscoa. Os católicos, através do Concílio de Nicéia em 325 fixaram o dia de Páscoa no primeiro Domingo depois da Lua Cheia, a partir de 21 de Março."
em mtos paises ha ou havia ñ sei bem o costume d pintar e enfeitar ovos pelo seu simbolismo q tem td a v c/ a época d ostara.
hj em dia isso eh feito industrialmente, como q o ovo foi substituido pelo chocolate eu ñ sei (mas eu ñ reclamo)
peskise sobre pysanky
eh um sabah onde em cada lugar tem uma deusa pra ser cultuada
gnt eh deusa d+ pra escrever
e o deus kd?

“Uma incrível energia de renovação paira no ar e Deus e Deusa deixam de ser mãe e filho. Seus olhares se cruzam e eles começam a se enxergar como “homem e mulher” e é aí que se apaixonam. Jovens cheios de vida, ela ainda carrega toda a pureza em seu aspecto de virgem mesclado a uma intensa sensualidade e beleza primaveril, enquanto ele está descobrindo seus impulsos masculinos, pois já não é mais um menino e o seu fogo e calor começam a crescer e se refletir nas próprias plantas se desenvolvem fortes como ele...”
Eostra, Eostrae, Eastre, Estre e Austra = deusa da aurora, da fertilidade, da luz nascente, da primaveraTem um mito sobre ela
Já repararam q as crateras da lua formam uma lebre?olha pra lua qndo ela estiver cheia
Seguinte
A deusa tava la c/ umas crianças alegremente num jardim
Um pássaro pousou em mão e ela o transformou em lebre
Soh pq ela curte lebres
As crianças repararam q dps d algum tempo o pássaro eh q num curtiu a idéia pq ele num podia + voar nem cantar
Pediram pra deusa desfazer mas ela ñ tinha forças por causa do inverno
Na primavera ela consegui por alguns instantes
A ave fico feliz e botou ovos pra deusa
D volta a forma d lebre pintou os ovos e saiu por aih distribuindo
A deusa pra lembrar a todos d sua burrada d ter interferido no livre-arbítrio de alguém entalho na lua a forma da lebre
Outro mito q dessa vez vou copiar

“Ostara era uma linda jovem, cheia de vida. Cantava com os animais e a Natureza sorria para ela.
Certa noite, já no final do verão, olhando o brilho da Lua Cheia, Ostara resolveu visitar sua antiga morada e deixou a Terra. Esta, se tornou estéril assim como sua fauna e flora.
Já havia passado o outono e, em meio ao inverno, muito entristecida, a Lebre, que era grande companheira da Deusa, resolveu fazer alguma coisa. Aprendendo a uivar com os lobos conseguiu fazer com que Ostara ouvisse, lá da Lua, o chamado dos animais e suas súplicas pedindo seu retorno.Comovida, a Deusa voltou depressa trazendo com ela a Primavera. Logo deu um dom à Lebre. Ela seria capaz de se transformar em pássaro e voar até a Lua para trazer Ostara de volta quando fosse o período de retornar para a Terra.A Lebre também ganhou uma incumbência. Durante a Primavera ela sairia a distribuir ovos sagrados, que representavam a continuidade da vida e as dádivas da Deusa. “


fontes: emails da Rhayd
http://www.luamagicawicca.hpg.ig.com.br/Rodaano/Rodaano.html
http://www.booksmacau.com/rmphome.html
http://www.terravista.pt/fernoronha/5112/pascoa2000/
Terra Almanaque apresenta uma matéria similar e muito interessante: http://www.terra.com.br/almanaque/pascoa/pascoa.htm
Coven – Criando e Organizando seu próprio grupo – Claudyney Prieto Explorando o Druidismo Celta – Sirona Knight Grimoire: Ayesha Grimoire: IDC Rituais Celtas – Andy Bagggot Todas as Deusas do Mundo – Claudinei Prieto Trabalho mágico para covens – Edain McCoy Wicca – A Feitiçaria Moderna – Gerina Dunwich Wicca – A Religião da Deusa – Claudiney Prieto

Sem preconceitos o site http://www.carloribas.com.br/print2.php?codigo=2036 fala sobre os ovos d chocolate, ignorem qnd eh falado d satanismo

Um comentário:

Rhaid disse...

Ameiiiiiiiii


lindooooooooooo