quinta-feira, 23 de junho de 2011

papai noel, as meias nas chaminés e a troca de presentes

A troca teria surgido na Roma antiga. Durante uma semana de dezembro, os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália. Música, comilança e sexo - tudo era permitido. Além disso, as pessoas trocavam presentes como forma de confraternização. Quando a Igreja Católica escolheu o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus, a Saturnália foi proibida, mas alguns dos costumes pagãos, como a troca de presentes, acabaram sendo adotados pelo cristianismo.

fonte: http://epoca.globo.com/sp/2004/natal/simb.htm

A partir do século XIX, o papel do Bode de Yule foi também se modificando, passando a ser aquele de dar presentes, com um dos homens da casa vestido como o Bode de Yule, até que essa tradição ser finalmente transformada na de Santa Claus, substituindo gradualmente a anterior.

Especificamente na Finlândia, encontramos a figura de Joulupukki, que literalmente significa Bode de Yule e é a origem de Santa Claus. Vestia-se em trajes vermelhos, usava um cajado e viajava num trenó puxado por renas.

Em sua origem, entretanto, as festividades em torno de Joulupukki eram inteiramente pagãs. O Bode de Yule era considerado um espírito demoníaco que, ao invés de presentear, ia recebê-los. O dito bode era uma criatura horrenda que assustava crianças. Não está muito claro como ele se transformou na benevolente figura que chegou até nossos dias. No entanto, o mais provável é que seja o resultado da união de vários costumes e crenças populares que se fundiram ao cristianismo.

...

Entre os povos germânicos pré-cristãos, também havia uma lenda associada ao mito de Odin que, por ocasião da festividade anual de Yule, reunia seu séquito de deuses e guerreiros que haviam perecido em combate para realizar uma grande caçada. As crianças enchiam as suas botas com cenouras, açúcar e palha, deixadas juntos às chaminés, para que fossem recolhidas por Sleipnir, o cavalo alado de Odin. Elas eram então recompensadas pelo deus, que deixava doces e presentes em suas botas.

Essa prática persistiu na Holanda, Bélgica e Alemanha mesmo após a adoção do cristianismo, sendo então associada a São Nicolau, que cumpria o mesmo papel de Odin, deixando doces e presentes nas botas das crianças merecedoras de recompensas. O costume foi levado para a América, onde as crianças deixavam suas meias penduradas junto à lareira.

fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/Filhos_de_Gaia/message/980

to c/ sono, portanto se minha conclusão sair errada me perdoem e me corrijam ^^
a troca d presentes pode ter vindo do costume d deixar presentes nas árvores (vide posts anteriores) ou de tantas figuras q podem ter originado o papai noel, a maioria figuras bondosas tp o monge nicolau, Odin, Rei Azevinho (ou o Carvalho? eu sempre confundo) entre outros, e tb há versões ñ tão boas. o lance das meias, ou botas como preferirem, soh vi essa versão q colokei aih e ñ procurei + do q isso #ficodevendo
dps vou procurar tb algo sobre a Saturnália pq sempre aparece nas minhas peskisas relacionadas à yule...

aih vai uma musiquinha d minha infancia q lembrei agora
"colokei meu sapatinhu
na janela do quintal
papai noel deixou
meu presente d natal
como eh q o papai noel
ñ eskece d ngm?
seja rico ou seja pobre
o velhinho sempre vem"
XD

Um comentário:

Rhaid disse...

Que lindo e o gran finali com amusiquinha rsrs, vc eh a propria wikipédia rsrsrs

a cada dia q pasa me encho de orgulho de vc


bjssssssss