quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tora de Yule

Uma tradição originada no Reino Unido ( e mais tarde largamente difundida pela Europa) era praticada nos tempos antigos : "a Tora de Yule", um tronco de carvalho ou freixo era cortado e decorado com ramos verdes e cones de pinheiro, eles eram queimados na lareira para simbolizar o retorno do Sol. Um porção da "Tora" era guardada para iluminar os anos seguintes de Yule, permitindo que a casa permanecesse aquecida durante todo o ano. Alguns diziam que a "Tora" não só iluminaria como espantaria a má sorte e as assombrações.

fonte: http://iriscelta.multiply.com/journal/item/3/Solsticio_de_Inverno_ou_Yule

A lenda vem dos celtas que acreditavam que por doze dias no final de dezembro o sol ficava parado (o que explicava por que os dias ficavam cada vez mais curtos durante esta época). Se pudessem manter as Yule Logs (fogueiras de Natal) acesas durante estes doze dias, o sol seria convencido a se mover novamente e, com isso, os dias se tornariam longos novamente. Se a fogueira de natal se extinguisse, então teriam azar durante o ano.

A tradição no Reino Unido diz para acender uma fogueira especial na véspera de Natal e mantê-la acessa pelas doze noites, do Natal à "Twelfth Night".

Tradicionalmente, uma grande tora seria selecionada na floresta na véspera de Natal, decorada com laços e trazida para casa. As propriedades mágicas da Yule Log trariam sorte no ano novo para todos aqueles que ajudaram puxar a tora pelo terreno difícil.

Assim que a tora era colocada na fogueira, uma oração era feita, pedindo para que durasse para sempre. Vinho era derramado sobre ela neste momento para que se sentisse bem-vinda. Depois a fogueira era acesa com uma tocha feita do pedaço da tora do ano anterior. Depois de acesa, a fogueira era mantida queimando por todos os doze dias de natal.

A tradição de fazer a fogueira de Natal vem se perdendo ao longo dos anos. Hoje em dia ao perguntar a um cidadão britânico sobre o Yule Log, estes irão logo pensar em um bolo de chocolate, enrolado como um rocambole e polvilhado com açúcar, o "tronco de natal" (Bûche de Noël, uma tradicional receita francesa) .

fonte: http://ukinbrazil.fco.gov.uk/pt/visiting-uk/about-uk/culture-heritage/christmas/curiosity/yule-log
esses rocamboles estão representando as toras no ritual do coven  do ano passado 

de resto do q eu li eh td igual
falam o q eh e como faze-la mas ñ a origem...

Um comentário:

Rhaid disse...

Maravilhoso este seu material de estudo, as datas são bem interessantes do qual não haiva conhecimento.... ameiiii bjsssssssssss