quinta-feira, 5 de abril de 2012

A páscoa

Jesus comemorou a páscoa (MATEUS 26.17-25)
então como dizer que o significado da páscoa é a ressurreição dele?
bom eu não sei qual o significado da pascoa que jesus comemorou pq eu num entendo da religião daquele povo principalmente naquela época
e tb num to afim de pesquisar
o que eu sei é o seguinte
próximo a data da pascoa cristã,
próximo pq são datas móveis a cada ano,
acontece o equinócio de primavera no hemisfério norte
o cristianismo bem como suas datas foram trazidos de la do HN e não foram adaptadas como os pagãos o fizeram
então será que a ressurreição de jesus num tem a ver c/ a renovação que é uma das coisas que a primavera trás?
outro dia vi no jornal, em uma cidadezinha em algum lugar do Brasil, o povo enfeitando uma árvore c/ ovos coloridos
na entrevista os populares disseram que já era tradição a sei la quantos anos,
e a tal arvore tinha um nome muito parecido c/ ostara
mas pelo que eu entendi da matéria a cidade é cristã
O.o
eu já sei que alguns evangélicos não comemoram o natal então provavelmente tb não comemoram a pascoa
então vou me limitar a perguntar pq os CATÓLICOS comemoram a pascoa c/ ovos e coelhos (que deveriam ser lebres)?
ta os adultos até devem saber o significado de ressurreição, devem acompanhar essa data na igreja e tudo mais...
mas chegam em casa e dão ovos de pascoa pros seus filhos
e as crianças não sabem o pq disso
mas mamãe coelho não bota ovo não é? pq então o coelho vem nos trazer ovos?
assim devem perguntar as crianças
e os pais não sabem responder
e cria-se um ser mitico como o papai noel
crianças 1º: a pascoa aqui onde moramos deveria ser comemorada em setembro por causa da primavera
2º a primavera alem do significado de renovação tb tem a fertilidade, tanto os ovos quanto as lebres tem esse significado (independente um do outro e a unica coisa que tem a ver é esse significado de fertilidade)
sempre houve o costume de presentear c/ ovos enfeitados nessa época
quando eu ti do um ovo enfeitado eu estou querendo dizer que eu desejo que vc tenha uma vida + prospera
corrijam-me se eu estiver errada
eu num lembro se postei ou se só li sobre isso mas um cara aih teve a ideia de inovar, ao invés de enfeitar um ovo ele fez um de chocolate pra presentear
as pessoas curtiram isso e começaram a fazer o mesmo
até que começasse a ser produzido industrialmente pq todo mundo gosta de chocolate e da moh grana
e as coisas vendem mais fácil se tiverem um mascote (eu acho)
aih entra o coelho no lugar da lebre (num sei pq)

bom era isso que eu tinha pra dizer

Nenhum comentário: