quarta-feira, 3 de julho de 2013

Miércoles

Hoje é quarta-feira, povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Mercúrio o que originou outras denominações, em espanhol diz-se miércoles e no italiano mercoledì, com o significado de Mercúrio e dia de Mercúrio. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se wednesday, dia de Woden e em sueco onsdag, dia de Odin.
Mas eu to aqui pra falar de Mercúrio mesmo. Algum tempo atras eu pensei na necessidade de me apegar a um deus protetor dos viajantes uma vez que eu tenho viajado 1 vez por mês e as estradas brasileiras são um perigo, no outro lado do estado são os bandidos, por aqui é a qualidade das rodovias somada ao horário que viajo (de madrugada), as vezes chove e a tensão aumenta. Agora também tem os manifestos. É um alivio quando o motorista do ônibus vem desejar aos passageiros boa viagem e dizer "que Deus nos abençoe" ou qualquer coisa assim pq num importa que ele seja cristão e sim que ele tenha alguma fé, mas infelizmente a maioria dos motoristas num passam d uns estressados que nem boa noite dão.
Enfim logo pensei em Hermes (equivalente grego à Mercúrio) por causa de suas imagens. Ele é sempre representado com as asinhas nas sandálias e elmo. Isso se deve ao fato de que ele é o Deus mensageiro, esse é seu principal e mais conhecido atributo. Então eu pensei ora se ele entrega mensagens, significa que ele viaja, ou seja... é aí eu fui pesquisar e eu tinha razão, realmente tanto Hermes quanto Mercúrio são Deuses dos viajantes ^^
Pesquisando mais um pouco, descobri inúmeros outros atributos que me fez simpatizar cada vez mais com esse Deus, como por exemplo, ele (quando digo ele, me refiro tanto a Hermes quanto a Mercúrio) é o deus da eloquência, claro né se ele é mensageiro =P esse é um atributo que julgo bem necessário na minha vida. E por minhas próprias conclusões o considero como sendo um deus da comunicação (também necessária na minha vida).
Entre as funções mais comumente ligadas a ele na literatura grega estão as de ser o mensageiro dos deuses, e o deus das habilidades da linguagem, do discurso eloquente e persuasivo, das metáforas, da prudência e da circunspecção, também das intrigas e razões veladas, da fraude e do perjúrio, da sagacidade e da ambiguidade, por isso era patrono dos oradores, dos arautos, dos embaixadores e diplomatas, dos mensageiros e dos ladrões.Como inventor, se diz que havia inventado o fogo, a lira, a syrinx (aquela flautinha que os faunos tocam =P), o alfabeto, os números, a astronomia, uma forma especial de música, as artes da luta, da ginástica e do cultivo da oliveira; as medidas, os pesos e várias outras coisas. Pela sua constante mobilidade e outras qualidades intelectuais e relacionais, foi considerado o deus do comércio e do intercâmbio social, da riqueza advinda dos negócios, especialmente do enriquecimento súbito ou inesperado, das viagens, das estradas e encruzilhadas, das fronteiras e das condições limítrofes (que confina) ou transitórias, da mudanças, dos umbrais, dos acordos e contratos, da amizade, da hospitalidade, do intercurso sexual; era o deus do jogo de dados, dos sorteios, da boa sorte; dos sacrifícios e dos animais sacrificiais, dos rebanhos e pastores, da fertilidade da terra e do gado. Seu ministério a Zeus (seu pai) não se resumia à condição de mensageiro, mas fora incumbido ainda de servir a sua taça, por isso era o deus dos banquetes, e de conduzir a sua carruagem. Também era quem levava as almas dos mortos para o Hades, e quem dirigia os sonhos enviados aos mortais por Zeus. Em aspectos limitados, era também um deus da medicina, associado a Higeia e capaz de restaurar a virilidade, afastar pragas, ajudar o parto e curar com certas plantas.
É um deus completo, e tem muito material sobre ele na internet pois ele é muito conhecido
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(mitologia)
Outro motivo para eu ter simpatizado com Mercúrio é que descobri que ele é o regente do signo de Virgem (meu signo)(é eu num manjo muito de astrologia mesmo). Esse http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/virgem/ é um texto que eu curti sobre meu signo (se num tiver aparecendo o texto clique em PERFIL)
Bom por enquanto é só.

Nenhum comentário: