sexta-feira, 5 de maio de 2023

Luto

E não é que hoje deu praia?!

E esses dias todos tenho ido a praia de branco pois reflete o sol e esquenta menos, mas durante o resto do tempo tenho usado o preto do luto (apesar que branco também é uma cor de luto)

O simbolismo que eu mais uso são as cores, não sei se desenvolvi isso desde que me tornei designer ou se já fazia isso antes, fato é que, nessa época de samhain eu normalmente uso preto, já que se trata de um sabá mais "dark" mais de introspecção e do próprio luto, normalmente eu uso roxo e laranja também, é só lembrar do halloween, mas esse ano o foco é o luto.

Desde que eu voltei do navio (outubro de 2022) muita coisa tem mudado, muitos ciclos tem se encerrado e vidas tem acabado também

Em outubro mesmo, eu perdi uma grande amiga, ela estava com 33 anos e coincidência ou não, eu fiquei sabendo da noticia numa festinha de halloween, não pude nem chorar na hora, estava com as crianças e talz, mas assim que pude, vesti o preto por algum tempo.

Essa é a minha maneira de dizer que eu lamento muito.

Outubro, novembro e dezembro foram meses horríveis, foram bem dolorosos do ponto de vista psicológico e emocional. Até que tiveram dias bons, mas de modo geral foi bem confuso e sofrido por varias questões como as que citei anteriormente, os detalhes só as psicólogas sabem.

No dia 21 de dezembro minha vó partiu, obvio que eu fiquei triste, mas o não teve o choque como foi perder minha amiga, pois além da idade, minha vó já estava doente e o medico já tinha dito que ela estava partindo.
Ela que nunca gostou que eu usasse preto, recebeu da minha parte um luto de 1 mês usando só preto mesmo

Coincidência ou não (eu fico usando essa frase mas eu não acredito em coincidência) nesse mesmo dia teve algum evento astrológico/portal sei lá qualquer porra assim (além do solstício), e uma chavinha mudou na minha cabeça e eu comecei a melhorar. Percebi também que usar o preto estava me fazendo bem. Vc pode atribuir significado às cores de diversas formas, psicológico, fisiológico, etc. na magia a gente usa o preto para proteção...

Passou fevereiro, passou março até dia 25 e bum, mais um choque. Dessa vez uma amiga de 32 anos faleceu. Eu que vinha melhorando desde janeiro, e a reaproximação dessa amiga fez parte disso, tive uma bela recaída. Porra mais uma jovem vida se finda, aí já lembra da de outubro, aí já lembra de outra que se foi em 2018 antes dos 30, e vc se pergunta pq, e vc se acaba de chorar, passa alguns dias em sofrimento até que recobre a razão

Mais uma vez eu vesti o luto, não 100% pq eu nem tenho roupa pra isso, mas digo em relação a parte externa pq internamente ainda estou de luto, um luto consciente pq hoje eu penso que nós não sabemos os planos dos deuses para nossa passagem pela terra, e sofrer por alguém que se foi é um ato bem egoísta pq se parar pra pensar, o que a gente sente é "pq essa pessoa foi tirada de mim?"

Por isso não sofri tanto por minha avó, acho que aqui cabe a palavra conformidade. Já as meninas, principalmente a que se foi em março, nós tínhamos planos, nós fizemos promessas a serem cumpridas no futuro, e agora? Foi inevitável pra mim não deixar a esperança morrer junto com ela...

Bem, eu estou melhor, tentando entender tudo que aconteceu e sendo grata por essas pessoas que se foram terem feito parte da minha vida...

Adotei o luto permanentemente, claro inicialmente pelas pessoas que se foram, para demonstrar o meu pesar, mas agora é por mim mesma, uma parte de mim morreu também, mas eu não vou lamentar por isso, eu vou manter o uso do preto como um lembrete de que é bom mudar, evoluir, e para me proteger. Lembrando também que eu tenho me sentido bem usando o preto. Também não vou exigir de mim mesma que seja 100%, assim como tenho ido a praia de branco, já na adolescência, quando eu fazia pose de roqueira, eu não via sentido em sair de preto no calor de 30º de Santos, não é a cor da roupa que ia mudar meu gosto musical, como não é usar roupa colorida as vezes que vai mudar minhas resoluções internas de agora.

Encerrado esse assunto da cor, vou entrar no assunto da dor

Hoje tive uma recaída

Hoje é sexta feira, pra mim de ano novo, dia de celebrar, e eu me senti muuuuito sozinha pois não houve ninguém disponível pra mim. Ta a carência é um assunto pra ser tratado na terapia eu sei, mas o foda é que hoje teria sido um dia que eu teria chamado a Ana Carolina pra sair (a que morreu em março)

Eu já ia escrever sobre o luto de qualquer maneira, mas essa situação de querer que ela estivesse aqui me deixou muito triste. Mesmo que eu tivesse mandado mensagem pra ela, e ela demorasse pra responder (como sempre) mas ela certamente responderia e poderia ser algo do tipo "po Lívis foi mal, hoje não vai dar" só dela estar aqui eu já estaria feliz...
Só da Janaina estar aqui, da Karen eu já estaria feliz 


Mudando completamente de assunto, o ano começou e com ele veio uma grande e ótima noticia: A pandemia oficialmente acabou.
Sou grata aos deuses por não ter perdido ninguém pra essa doença horrorosa, mas também sei que ela teve seu papel. E também sei que tem um pq das pessoas morrerem (cada uma com o seu) e se for pra eu saber o pq eu vou saber na hora que for pra eu saber, se não, não saberei e ta tudo bem

Ta tudo bem.

Nenhum comentário: