quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Rainha de Maio

a tempos venho tentando descobrir pq mulheres usam mascaras em Beltane
quando vou procurar sobre o assunto só acho sobre mascaras de green man
bem, eh natural q homens façam mascaras pra representar o green man nesse Sabah
há mulheres que também usam, até aí tudo bem mas e as mascaras femininas?
existe a suposição q seja p/ relembrar os tempos de caçada selvagem, onde ninguém era de ninguém e por isso todos usavam mascaras
mas há quem discorde dessa historia de ninguém era de ninguém...
enfim em minhas pesquisas vi muitas fotos de mulheres muito maquiadas
fui saber q se trata de representações da rainha de maio
ora então as mascaras femininas podem fazer a vez da maquiagem não?
decidi q a mascara pra mim fará esse papel de representar a rainha de maio
mas quem eh essa rainha que eu to falando em outubro?
antes de qualquer coisa temos que lembrar que Beltane no hemisfério norte é em maio
aqui vai algo sobre ela:
Maia (do grego dórico Μαία), na mitologia grega, era uma das Plêiades - as sete irmãs, filhas de Atlas e Plêione. Para que escapassem do gigante Órion, Zeus transformou-as no aglomerado estelar das Plêiades, integrante da constelação de Touro.
Com Zeus, Maia teve Hermes, o belo mensageiro dos deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera.
Maia é também deusa da fecundidade e da projeção da energia vital, símbolo da primavera, a fértil estação das chuvas, e possivelmente fosse a mais bela das Plêiades. Seu nome significa literalmente "pequena mãe", hipocorístico tradicionalmente dado a uma mulher idosa, uma avó, ama de leite ou parteira.[1]. O termo "maiêutica" seria também derivado do nome dessa ninfa da Arcádia.
Na tradição romana, Maia talvez seja uma outra, que personificava o despertar da natureza na primavera e que veio a se tornar a mentora de Mercúrio. Identificada como Maia Maiestas (também chamada de Fauna, Bona Dea, a "boa deusa", e Ops), na mitologia romana, Maia pode ser equivalente à uma velha deusa da Primavera dos primeiros povos itálicos.
Alguns afirmam que o quinto mês do calendário juliano, o mês de maio (em latim, Maius), deriva do seu nome. O primeiro e o décimo-quinto dias de maio eram consagrados a ela. No primeiro de maio, o flâmine de Vulcano sacrificava uma porca grávida, um sacrifício adequado também para uma deusa da terra como a Bona Dea.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maia_(mitologia)

Nenhum comentário: