quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Maypole


a primeira vez q eu vi/ouvi falar de um mastro de maio, eu pensei comigo, esse negocio num eh coisa de festa junina? acho q já vi gente dançando quadrilha com isso...
bem pra variar os costumes de festas juninas incluem coisas pagãs q foram cristianizadas e em algumas regiões o mastro era erguido em junho antes do solstício de verão (não sei bem ao certo pq) (lembrando mais uma vez q Beltane no hemisfério norte eh em maio)
e pq os cristãos trançam o mastro? não sei, pq é bonito talvez... e não por coincidência  as quadrilhas num são encenações de casamento?
a verdade é que o mastro de maio é um dos símbolos mais conhecidos de Beltane. o mastro, feito de madeira, simboliza o falo, no topo uma coroa de flores c/ fitas coloridas simboliza o feminino, a vulva. homens e mulheres dançam em volta do mastro, cada um segurando uma fita da cor de sua preferencia q tenha a ver c/ seus desejos, geralmente homens giram p/ um lado e mulheres p/ outro, fazendo c/ que a fitas trancem em volta do mastro simbolizando a união do feminino c/ o  masculino, a união do deus e da deusa. durante a dança, mentaliza-se seus desejos, sempre lembrando q eh epoca de fertilidade, e pode ser fertilidade d qualquer coisa, não só de nascimentos de plantas e animais...
eu já tive a oportunidade de dançar em volta do mastro quando eu fazia parte do coven Amantes de Isis, foi uma experiencia muito divertida...
mais informações sobre o maypole http://a-bruxaria.blogspot.com.br/2012/01/maypole.html q pra mim era desconhecido até o momento (pode clicar q o texto eh curto)
achei ateh um videozinho pra ilustrar http://it.voobys.com/video/video.php?q_search=Brigantia&id=1JIpkTV2GSc&pos=13 quando tem muita gente vira bagunça, da um nó danado, mas é divertido ^^

Nenhum comentário: