quinta-feira, 19 de julho de 2012

as cores de Imbolc

pela minha pouca experiencia pagã, apesar d Imbolc ser um festival d Luz, do retorno do Sol, eu associo muito esse sabah c/ a cor azul, pq eh uma epoca d chuva (pelo menos em Santos, agora aqui em Curitiba num sei) eh uma epoca q precede a primavera, então eh qndo a umidade ta voltando.
se formos levar em consideração a luz devemos associar então o branco, ja q o branco e a soma de todas as cores em relação a luz. e tb como ainda ta frio, em alguns lugares ainda tem neve, q ta derretendo, ou seja, passando do branco pro azul ^^
antigamente a noção de luz q as pessoas tinham era através do Sol (amarelo) e da chama (laranja ou vermelho) se levarmos em consideração o frio q faz la pro povo celta no dia d imbolc, eles estariam todos dentro d casa se aquecendo c/ o fogo, e como não tinha luz eletrica, o ambiente ficava mais escuro, as chamas deixavam o ambiente mais avermelhado e por isso o vermelho foi adotado como cor p/ esse sabah.
Bom eu vou usar o azul como boa caiçara =P alem disso essa cor significa paz e por isso pode servir tb p/ cura, um dos mto aspectos Brigith

As Luas do Hemisfério Sul

Como referência às Celebrações Lunares, adaptamos o calendário lunar ao nosso hemisfério, pois o aspecto da Lua no Hemisfério Sul é invertido em relação ao Hemisfério Norte. Ao se contar 28 dias por lunação, período médio em que a Lua dá a volta ao redor da Terra e em torno do seu próprio eixo, pode-se dizer que existem de doze a treze luas cheias em um ano.
Os rituais e as meditações feitas durante a Lua Cheia, nos auxiliam, principalmente, a aumentar a consciência e a aguçar a percepção de nossas almas e assim, reequilibramos naturalmente nossa energia.
Em muitas tradições druídicas modernas, as Celebrações de Lua Cheia ou Lua Nova são comemoradas conforme o Calendário Coligny, um calendário lunisolar que começa antes do Festival de Samhain.
- Lua do Sangue: Nasce em Abril, sendo a primeira Lua Cheia antes de Samhain. Ela é associada à cor vermelha e nos tempos antigos marcava o período de abate dos animais e o armazenamento de comida para a estação do inverno que estava por vir. Como a primeira geada não está muito longe, as plantas logo desaparecem da terra, e a carne toma-se a maior fonte de alimento durante o inverno. É a Lua que celebra a ancestralidade, a fecundidade, o sangue menstrual e a maternidade.
- Lua Escura: É a Lua de Maio. Está associada à cor prata, branca e o azul-claro. Nesse período, se os primeiros sinais de geada ainda não começaram a cair, eles não estão muito distante. A terra começa um tempo de descanso profundo sob os cobertores do inverno, juntando forças para a nova vida no despertar da primavera. Lua ideal para conectar-se com as forças divinas.
- Lua do Carvalho: Chega em Junho. É considerada uma lua de introspecção, associada ao aspecto do Senhor do Carvalho. O carvalho, como seu símbolo, é a madeira tradicionalmente queimada nas fogueiras do Solstício de Inverno, que correspondente a época natalina cristã. É a Lua do recomeço, da transmutação e do renascimento.
- Lua do Lobo: Vem em Julho. Sua cor é roxa, representa as águas frias da terra que ficam presas sob um lençol de gelo e sob a geada. Época ideal para realizar trabalhos em grupo e esforços conjuntos, pois favorece a união dos seres e a unidade.
- Lua da Tempestade: Agosto descreve o longo movimento de espera das águas geladas, conforme as chuvas caem e os oceanos se enfurecem. Este é um sinal claro de que as águas irão mais uma vez fluir e a primavera irá retornar. Essa Lua é associada a cor azul, a cor das águas sagradas dedicada à Deusa Brighid. É a Lua que visa o equilíbrio entre a luz e a sombra.
- Lua dos Ventos: Setembro é a volta da primavera com a vida renovada. Representa a forma virginal, limpa e intocada dos campos. Apropriadamente, sua cor é o branco. É a Lua que celebra o movimento da terra.
- Lua da Semente: Outubro anuncia o crescimento que irá cobrir a terra, conforme as estações avançam. As sementes que estão em repouso abaixo do solo começam a germinar, ao mesmo tempo, em que toda a vida desperta para a terra aquecida. Sua cor é o verde-claro. Época ideal para plantar as novas sementes do futuro.
- Lua da Flor: Nasce em Novembro. Lua dedicada as Deusas da fertilidade. Rosa, a cor do amor e o branco, são as cores da Lua da Flor. Conforme a primavera atinge seu ápice, o romance e o amor ficam mais evidentes. Essa é a Lua do despertar da consciência, da criatividade e da sexualidade.
- Lua Brilhante: Dezembro é o período do Solstício de Verão. É a Lua dos amantes, que reflete a presença visível dos Deuses, estampados no sol brilhante e nos campos verdejantes. Essa Lua é considerada da cor laranja, ou seja, a cor do sol de verão. É a Lua da união, do amor e da prosperidade.
- Lua da Bênção: Nasce em Janeiro. Ela é a última Lua antes da primeira colheita, é celebrada com danças e músicas. Este é o tempo em que os antigos pagãos preparavam os prados para as celebrações das colheitas. A Lua da Bênção é amarela, a cor do hidromel. Lua da fertilidade, dos sonhos e da plenitude.
- Lua da Colheita: É a Lua verde-escura de Fevereiro. O estado verde da terra, é o nome dado à Lua que surge no mesmo tempo que as plantas seram colhidas. Tempo de honrar os frutos, pois o período final das colheitas chegará com o primeiro movimento da foice nos pés das plantações. É a Lua da purificação, da cura e do agradecimento.
- Lua da Cevada: Surge antes do Equinócio de Outono, em Março. Os grãos são ceifados. É o fim da estação e do ciclo anual da colheita. O marrom, a cor dos grãos, é a cor da Lua da Cevada. É a Lua da sabedoria, do conhecimento, das decisões e do fechamento de bons negócios.
- Lua do Vinho: É a Lua excedente do ano ou a 13ª Lua. Com a mudança do calendário lunar para o calendário solar, houve uma sobreposição de alguns meses. Às vezes existem doze Luas durante o ano solar e às vezes treze. Quando essa Lua "extra" surge geralmente nasce em Abril ou Maio, normalmente, antes da Lua de Sangue. Sua cor é o vermelho púrpura, a cor do vinho e da vida. Essa é a Lua da profecia e da inspiração sagrada.
Fonte bibliográfica:
Adaptação - Caminhos Pagãos - Gwydion O’Hara
postado pela Rhaid no grupo de paganismo no facebook

terça-feira, 17 de julho de 2012

wicca e bruxaria são a mesma coisa?

esse post to fazendo em resposta ao post da espiral das bacantes pq eu achei um tema bem legal, vamo v se eu consigo contribuir p/ alguma coisa

bom na minha opinião a resposta p/ essa pergunta é:  Não, não são a mesma coisa.
apesar de ter sido iniciada na wicca eu nunca me considerei wiccana, assim como apesar d'eu ter sido batizada e ter feito 1ª comunhão eu nunca me considerei católica.
eu vejo a wicca como uma religião, foi assim que eu aprendi e concordei. As pessoas que seguem essa religião podem praticar bruxaria? Sim, assim como qualquer outra religião, inclusive quem segue religião cristã. Que aí levanta uma polemica maior ainda... pq pra vc ser bruxa, pra praticar a bruxaria vc ñ precisa de uma religião, a bruxaria é mais antiga até que o próprio conceito de religião.
Tem até uma palavra que a Babi Guerreiro gosta de usar que é "oficio", bruxaria é um oficio independente de religião.
vamos pegar os arquétipos da sociedade antiga, tinha os reis, os camponeses, os soldados, os fazendeiros, os ferreiros, os artesãos... e os bruxos ueh. Cada cultura vai dar o nome que quiser, bruxo, curandeiro, benzedeiro, xamã, pajé... e cada uma dessas pessoas podem seguir qualquer religião, até religiões orientais que as pessoas costumam excluir das discussões.

comecei dizendo que não me considero wiccana, e agora vou completar dizendo que também não me considero bruxa.
claro é legal ser chamada de bruxa e talz mas é por conveniência de quem é de fora entender mais rápido e fácil, pq pra quem nunca foi buscar entender a bruxaria e as religiões que fazem uso dela, é tudo a mesma coisa mesmo.

eu prefiro usar a palavra pagã
é uma 3ª palavra pra incluir na discussão. como já havia dito em um outro post, só pra lembrar, pagão significa "aquele que veio do campo". Esse termo começou a ser usado pelos cristãos pra indicar os que não eram cristãos, que geralmente era o povo que vivia no campo mesmo e ainda preservava os antigos costumes de suas religiões (observe o plural). Então apesar d'eu ainda acreditar em cristo, eu num posso me considerar cristã pq eu num sigo praticamente nada das religiões cristãs. E como eu gosto de praticamente tudo ao que se refere a religiões pagãs então eu assim me considero. Bruxa não pq eu so mais uma estudiosa, alguém que acredita no misticismo e politeísmo. Se eu praticasse mais a magia talvez eu me considerasse bruxa.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

como ainda estamos no meio do caminho entre yule e imbolc ainda da tempo d postar esse texto q eu axei guardado no meu email, provavelmente peguei do site da revista mundo estranho, desculpem ñ guardei o link...
lembrando aos menos entendidos do assunto q yule (ou o natal q seja) no hemisferio norte eh comemorado por volta d 21 ou 22 de dezembro. qndo os cristãos trazem "suas" datas eles num fazem a conversão d hemisferios, e como fomos colonizados por um povo europeu... bom vamos ao texto


Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. "Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

foto da Lua


Estava eu dormindo hoje pela 1ª vez no "meu" ap, e comecei a sonhar que estava fotografando a lua. Algumas fotos ficaram muito boas, teve até uma que passou um pelicano na frente e ficou a lua de fundo ^^ Derrepente eu acordei! Provavelmente por causa do frio pq a essa altura o marido ja tinha roubado todo o lençol. Olhei na direção da janela na esperança d perceber se tava noite, dia ou amanhecendo. Tomei um susto quando vi por um frestinha que tava aberta da cortina, uma bola enorme e amarela num céu escuro e avermelhado na parte de baixo, que agora eu sei que era por causa da iluminação da rua. Só deu tempo de raciocinar: perae o sol nasce do outro lado! Foi quando olhei no relógio e marcava 5h e alguns poucos minutos. Levantei fui até a janela e constatei o que eu ja sabia "CARACA É A LUA". Corri p/ pegar minha camera pois Ela já estava "encostando" no telhado do predio.
Com frio e c/ muito sono, tentando não fazer barulho pro marido ñ acordar foi isso o que eu consegui:


a camera corrige a iluminação, mas ela tava bem amarela

essa iluminação eh mais proxima do que eu vi


Já não conseguia ve-la inteira então fui guardar a camera e pegar o cobertor, olhei novamente no relogio antes de deitar, marcava 5h14 e a lua já não podia mais ser vista, já havia descido toda atras dos predios.
Agora resta a questão: O que isso pode significar?

domingo, 1 de julho de 2012

Meu Yule

eu me preparando p/ o yule

ritual na casa da Karine



as meninas se divertindo










partes do meu altar em casa dias depois



















e meu altar ficou em casa, to a muito tempo sem postar pois acabei d me mudar pra Curitiba. Muita coisa pra resolver, vida de gente grande... num to tendo tempo de me dedicar ao blog.
Em breve (assim espero) mais novidades, ainda falta falar do minha 1ª vez na CWED...