quinta-feira, 19 de julho de 2012

as cores de Imbolc

pela minha pouca experiencia pagã, apesar d Imbolc ser um festival d Luz, do retorno do Sol, eu associo muito esse sabah c/ a cor azul, pq eh uma epoca d chuva (pelo menos em Santos, agora aqui em Curitiba num sei) eh uma epoca q precede a primavera, então eh qndo a umidade ta voltando.
se formos levar em consideração a luz devemos associar então o branco, ja q o branco e a soma de todas as cores em relação a luz. e tb como ainda ta frio, em alguns lugares ainda tem neve, q ta derretendo, ou seja, passando do branco pro azul ^^
antigamente a noção de luz q as pessoas tinham era através do Sol (amarelo) e da chama (laranja ou vermelho) se levarmos em consideração o frio q faz la pro povo celta no dia d imbolc, eles estariam todos dentro d casa se aquecendo c/ o fogo, e como não tinha luz eletrica, o ambiente ficava mais escuro, as chamas deixavam o ambiente mais avermelhado e por isso o vermelho foi adotado como cor p/ esse sabah.
Bom eu vou usar o azul como boa caiçara =P alem disso essa cor significa paz e por isso pode servir tb p/ cura, um dos mto aspectos Brigith

2 comentários:

Rhaid disse...

sua fofa .. adoro o sua simplicidade de entender e adaptar os antigos costumes no dia-a-dia .... realmente o azul tem muito a ver com a estação para os caiçaras. Pois bem, isso é um ponto de vista individual onde todo bom pagão deveria de adotar, ao invés se seguir ao pé da letra os livros sem ao menos absorver o sentido, essência de um costume, hábito, sem ao menos entendê-lo

bjssssssssssssssssssssssssssssssss

tenshilivis disse...

pena que aki num tem o botão curtir XD