terça-feira, 17 de julho de 2012

wicca e bruxaria são a mesma coisa?

esse post to fazendo em resposta ao post da espiral das bacantes pq eu achei um tema bem legal, vamo v se eu consigo contribuir p/ alguma coisa

bom na minha opinião a resposta p/ essa pergunta é:  Não, não são a mesma coisa.
apesar de ter sido iniciada na wicca eu nunca me considerei wiccana, assim como apesar d'eu ter sido batizada e ter feito 1ª comunhão eu nunca me considerei católica.
eu vejo a wicca como uma religião, foi assim que eu aprendi e concordei. As pessoas que seguem essa religião podem praticar bruxaria? Sim, assim como qualquer outra religião, inclusive quem segue religião cristã. Que aí levanta uma polemica maior ainda... pq pra vc ser bruxa, pra praticar a bruxaria vc ñ precisa de uma religião, a bruxaria é mais antiga até que o próprio conceito de religião.
Tem até uma palavra que a Babi Guerreiro gosta de usar que é "oficio", bruxaria é um oficio independente de religião.
vamos pegar os arquétipos da sociedade antiga, tinha os reis, os camponeses, os soldados, os fazendeiros, os ferreiros, os artesãos... e os bruxos ueh. Cada cultura vai dar o nome que quiser, bruxo, curandeiro, benzedeiro, xamã, pajé... e cada uma dessas pessoas podem seguir qualquer religião, até religiões orientais que as pessoas costumam excluir das discussões.

comecei dizendo que não me considero wiccana, e agora vou completar dizendo que também não me considero bruxa.
claro é legal ser chamada de bruxa e talz mas é por conveniência de quem é de fora entender mais rápido e fácil, pq pra quem nunca foi buscar entender a bruxaria e as religiões que fazem uso dela, é tudo a mesma coisa mesmo.

eu prefiro usar a palavra pagã
é uma 3ª palavra pra incluir na discussão. como já havia dito em um outro post, só pra lembrar, pagão significa "aquele que veio do campo". Esse termo começou a ser usado pelos cristãos pra indicar os que não eram cristãos, que geralmente era o povo que vivia no campo mesmo e ainda preservava os antigos costumes de suas religiões (observe o plural). Então apesar d'eu ainda acreditar em cristo, eu num posso me considerar cristã pq eu num sigo praticamente nada das religiões cristãs. E como eu gosto de praticamente tudo ao que se refere a religiões pagãs então eu assim me considero. Bruxa não pq eu so mais uma estudiosa, alguém que acredita no misticismo e politeísmo. Se eu praticasse mais a magia talvez eu me considerasse bruxa.

Um comentário:

Rhaid disse...

então eu me classifico como uma bruxa pagã ^^